O Natal chegou novamente. Considerado uma das maiores festas de confraternização e de reflexão do mundo. O simbolismo do Natal é de nascimento e renovação. Portanto, uma festa para todos(as).
A troca de presentes é um dos aspectos da festa de Natal. E isso envolve um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos. A festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
A história esclarece que o início desta comemoração foi por volta de 354, século IV, em Roma, e posteriormente se espalhou pelo mundo. E, desde então, o ritual da troca de presentes acontece entre as pessoas.
Estima-se que o Natal nos EUA resulta em uma receita (o que circula na economia) de aproximadamente 4,5 bilhões de dólares. No mundo, este valor é muito maior. É, de fato, a data de maior sucesso para atividade econômica, principalmente, para o comércio.
No Brasil, e em nossa cidade, isso não é diferente. Estima-se um aumento no volume de movimentação da atividade econômica em 4,3% em relação a 2016. E o aumento das contratações temporárias. Com a desaceleração dos preços na economia e a diminuição do juro básico, existe a tendência de um maior ritmo em nossa economia neste ano. Sejamos otimistas nesse sentido!
No entanto, um alerta para o consumidor: pesquise, barganhe preço e busque qualidade na compra de seus produtos e serviços. Para o empresário, aproveite este cenário favorável de uma melhor expectativa, prepare bem o seu pessoal, principalmente, no item de atendimento e na prestação de serviço ao consumidor final. As oportunidades estão lançadas, mas para aproveitá-las você terá que ter muita eficiência econômica. Tanto para o lado empresarial, como para o consumidor.
Mas, por fim, nesta semana que comemoramos o Natal, o meu desejo é de muita paz, felicidade, saúde financeira, tranquilidade e prosperidade para todos! Desejo aos leitores um feliz Natal!